sábado, 9 de fevereiro de 2008

Natal,na ótica de Marici Bross


Para quem vai a Natal, ao Encontro Internacional

de Poetas del Mundo, Natal os receberá sob o slogan "Natal, um mar de Poesia e Paz."

Terra de minhas raízes, o Nordeste é encantador, a meus olhos de quem vive na montanhas mieniras (outro encantamento).

Para conhecer mais sobre a capital nordestina, faça uma homenagem à querida e saudosa amiga Marici Bross artista,fotófraga e Poeta,que , por certo, estaria conosco nesse encontro.


Sempre lhe mandava versos, nos aniversários, dela ou do blog e a cada e-mail recebido, ela sempre respondia com simpatia e bom humor.


Faça uma homenagem póstuma à arte, à fotografia e à Poesia de Marci Bross:visite seu espaço.Visite a página de seu site(abaixo), amplie e olhe suas fotos,nas praias natalenses.Abaixo, as minaturas e seu texto sobre a capital potiguar.


Clevane Pessoa de Araújo Lopes


http://www.maricibross.com/fotos/natal/fotos_natal.htm



Fotos de Marici Bross



"Natal"


Conhecida por Cidade do Sol, Natal é uma terra que desperta paixão pelo aconchego do seu povo e pelas paisagens paradisíacas. São praias, dunas, arrecifes e falésias. É onde se respira o ar mais puro das Américas e é aqui que se encontra o segundo maior parque florestal urbano do país.

Uma das principais maravilhas do litoral nordestino, Natal espera o turista com um dos mais belos litorais de todo o Brasil. Com praias de diferentes características ao longo da costa, a cidade oferece lazer para todos os tipos de visitantes. A mais movimentada, aconchegante e deslumbrante das suas praias é a Praia de Ponta Negra. Limpeza urbana e a beleza de sua arquitetura e canteiros ajardinados fazem da cidade uma das mais belas cidades do Brasil. No verão, Natal simplesmente ferve com turistas do mundo todo.

A orla marítima central de Natal reúne quatro praias: Areia Preta, Praia dos Artistas, do Meio e do Forte, que podem ser apreciadas do alto da Ladeira do Sol.

Na praia do Forte está a Fortaleza dos Reis Magos, principal monumento histórico-cultural da cidade que parece preservar com suas formas a mansidão do mar, tornando a enseada ideal para o banho.



A mais concorrida, badalada e turística praia potiguar é Ponta Negra, e também o principal point da noite da cidade. Em Ponta Negra está o Morro do Careca, seu principal ícone. Mas não é só a contemplação do morro que atrai os visitantes. Ponta Negra é curtida nas caminhadas pela praia, na observação dos seus costumes e no contato com sua gente.

A Redinha completa o circuito das praias de Natal, onde se pode degustar no tradicional Mercado da Redinha uma irrepreensível tapioca com ginga.

Mas Natal não atrai apenas pelas belezas de suas praias, o Parque das Dunas, o segundo maior parque urbano do país, é um programa que vem sendo progressivamente adotado pelos turistas. Nele há duas trilhas, pista para caminhadas e várias alternativas de lazer para crianças e adultos.
A carne de sol, a paçoca de pilão, o queijo de manteiga, e os pratos feitos a base de frutos do mar compõem o paladar de uma culinária que traduz a criatividade do seu povo. Natal é verdadeiramente uma cidade mágica, que alia o calor humano à rica oferta dos atrativos para encantar uma legião de admiradores.



Histórico
Natal tem início com a construção do Forte dos Reis Magos.
Na margem direita do rio Potengi, existia a Aldeia Velha onde viviam os Potiguares. Atualmente Aldeia Velha é um dos bairros de Natal. O nome desse bairro é Igapó, ligado ao centro da cidade por uma moderna ponte.
Natal cresceu muito lentamente, vindo a se desenvolver a partir de 1922, sendo os seus primeiros bairros a Ribeira e a Cidade Alta.

Natal foi fundada em 25 de dezembro de 1599 por Manuel de Mascarenhas Homem, capitão-mor de Pernambuco, onde ali chegou, em 1597, com o objetivo de construir um forte e uma cidade, a fim de assegurar a posse de Portugal, afastando os franceses que comerciavam com os indignas (os índios potiguares).

Natal, durante a II Guerra Mundial, serviu de base aeronaval, com a missão de controlar as comunicações com o continente africano.

Em 1965, foi construída a Barreira do Inferno, a principal base do programa espacial do Brasil.

Principais Atrações Turísticas :

• Barreira do Inferno (Litoral Sul) A cidade do Natal também é conhecida como "Capital Espacial do Brasil" por abrigar a primeira base de lançamentos de foguetes instalada na América do Sul. Hoje, realiza pesquisas espaciais e recebe visitantes com horário marcado.
• Centro de Turismo Antiga Casa de Detenção de Natal, abriga a Galeria de Arte Antiga e Contemporânea, lojas de artesanato e é palco de apresentações folclóricas.
Situado à rua Aderbal de Figueiredo, no bairro de Petrópolis.
• Capitania das Artes Restaurada pela SECTUR, seu prédio reúne a beleza da arquitetura neoclássica, de seu frontão; e amplos vãos livres de arquitetura moderna, de seu interior.
Já foi Capitania dos Portos e sede do Governo.
• Forte dos Reis Magos Construído sobre os recifes e banhado pelo rio Potengi e pelo Oceano Atlântico, é o marco inicial da história da cidade do Natal. É tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Praia do Forte.
• Teatro Alberto Maranhão Teve a sua construção iniciada em 1818 e concluída em 1904. Sua arquitetura neoclássica encontra-se totalmente restaurada. Localizado na praça Augusto Severo, no bairro Ribeira.
• Praia da Barra de Tabatinga (Litoral Sul) Vale a pena esticar mais um pouco o passeio pelo litoral sul, passar pela praia de Búzios e chegar a Tabatinga para conhecer o Mirante e a lagoa da Arituba. As altas barreiras de pedras fazem a singularidade do lugar.
• Praia de Muriú (Litoral Norte) Uma das praias mais procuradas pelos veranistas de Natal, Muriú, destaca-se pelo seu vasto coqueiral e pela maciez de suas ondas. No seu cardápio, camarões e lagostas tipo exportação. Acesso pela Estrada de Extremoz.

• Praia de Genipabu (Litoral Norte) Os passeios de jangada com parada para um mergulho a 3 Km da costa, as emoções dos passeios de bugre nas dunas e a visita a sua lagoa fazem de Genipabu um passeio inesquecível. Acesso pela Estrada da Redinha.
• Praia de Pirangi (Litoral Sul) Assim como Ponta Negra, Pirangi conta com ótima infra-estrutura turística. Destaca-se a beleza de seus coqueirais, o rio Pirangi e o passeio de barco na baía de Cotovelo. Acesso pela Rota do Sol - Sul.
• Praia de Ponta Negra (Litoral Sul) Um dos mais conhecidos cartões postais da cidade, Ponta Negra é um capricho da natureza. Nas suas barraquinhas de praia podemos apreciar petiscos como: peixe frito, caranguejo e ostras. O Morro do Careca é sua principal atração natural.
• Praia da Redinha (Litoral Norte) A praia da Redinha abriga a beleza do encontro das águas do rio Potengi com o mar. Fonte de inspiração de poetas e escritores, de sua margem avista-se o Forte dos Reis Magos e os bairros de Santos Reis e Petrópolis. Acesso pela ponte de Igapó
• Via Costeira Ao lado esquerda da Via fica o Centro de Convenções e 9 km de dunas preservadas em plena cidade. Ao lado direito, concentra-se, a beira-mar, hotéis com arquiteturas arrojadas. Acessos pela praia de Areia Preta ou pela Estrada de Ponta Negra.

Para receber a visita de turistas do mundo inteiro, Natal vem juntamente com os empresários, governo do estado e do município, oferecendo incentivos para a formação da infra-estrutura turística, gerando o aparecimento de hotéis de boa qualidade, pousadas, restaurantes e vendendo potencial turístico de Natal nas grandes capitais brasileiras e no exterior. A sua rede hoteleira oferece ao visitante as opções de desfrutarem de diversas localizações de hotéis, sendo no entanto, mais valorizados aqueles que estão à beira mar, pois unem o turista, a uma paisagem belíssima que, certamente, só será encontrada nesta região.
Natal é famosa pelas suas lindas praias, pontos turísticos, lagoas, dunas, ótimo clima e ar puro. As praias mais famosas são Genipabu, onde você pode desfrutar de inesquecíveis passeios de bugues pelas suas lindas dunas, Pirangi onde se encontra o grande cajueiro, Pipa entre outras.

Mas Natal não tem só praias e conta com uma ótima culinária Nordestina, artista populares e uma hospitalidade única no mundo.

Reportagem: Marcelo Russo

Nenhum comentário: